segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O Paraguai no Piauí


É uma pena, mas o sítio da revista Piauí (que nesta semana tem um imperdível ensaio fotográfico com máscaras do Saul Steinberg, também sem link na revista, mas fartas referências no tio Google) não tem chamada para a matéria muito bem realizada da Consuelo Diegues, contando o porquê e o como do favoritismo de Lino Oviedo para as eleições no paraguai, neste ano. É um alívio para o governo rbasileiro, que a essa altura deve preferir um autocrata amigo a um esquerdista encrenqueiro como prometia ser o bispo Fernando Lugo, que fez campanha defendendo a revisão do contrato de Itaipu e outras espetadas no Brasil.

A Consuelo, uma das melhores repórteres do país, faz um perfil do Oviedo, e conta como o estilo personalista e messiânico dele faz sucesso até hoje entre a massa paraguaia, que deve levá-lo de novo ao palácio do governo.

Ainda não será desta vez que o Paraguai caminhará para melhorar um pouco suas instituições, uma das causas principais do tristre atraso do país. Comprem a Piauí.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não li a matéria, então não sei quais argumentos a repórter usou pra defender o favoritismo do Oviedo. Mas me parece pouco provável. Depois de 60 anos no poder, o Partido Colorado possui um piso de votos de cerca de 30%. Como não há segundo-turno no Paraguai, e mais uma vez a oposição está rachada, os colorados têm tudo pra vencer novamente. O Lugo e o Oviedo disputam o mesmo eleitorado. O único porém seria no caso de uma não unidade dos colorados -- a turma do Castiglioni não aderir a uma suposta vitória da Blanca nas primárias (neste próximo domingo). Aí o Oviedo, ele próprio um ex-colorado, receberia o voto dos dissidentes e poderia levar. A ver.

E uma curiosidade. Vc sabe que quem está coordenando a campanha do Lugo são dois secretários do Requião? Hehe, vai entender tanta incoerência, com aquelas bravatas contra o Brasil-imperialista...

abs!

Sergio Leo disse...

A matéria da Consuelo só mostra o perfil e a popularidade do Oviedo, Breno. O favoritismo de Oviedo é comentário meu, com base nas pesquisas divulgadas hoje no Valor, que dão 33% para ele. O Castiglioni, vice-presidente e duro nas conversas com o Brasil, tem 29% e o Lugo vem atrás, com uns 27%.
Essa do Requião eu não sabia. Aliado do Hugo Chávez, assessores na campanha paraguaia, esse governador é um Bolívar redivivo!

Anônimo disse...

Acabo de ler a matéria, Sergio. Não conheço outros trabalhos da Consuelo, mas creio que vc não está exagerando quando diz que ela é uma das melhores do país. O texto é um primor.

Dourivan Lima disse...

Só pra constar, a Consuelo Dieguez (de quem nunca tinha ouvido falar) está batendo um bolão na Piauí desde as primeiras edições.

Fez perfis também imperdíveis do Evo Morales, Mangabeira Unger e dos banqueiros Luiz Cezar Fernandes e Daniel Dantas.

Este último trabalho foi colocado em suspeita pela dupla Mino Carta/Paulo Henrique Amorim (e quem sou eu pra contestá-los?).

Mas, aqui na minha desinformação provinciana, achei que houve um tanto de má vontade dos dois. Se aquilo foi um perfil lisonjeiro ou encomendado, o tal do Dantas deve ser masoquista também.